ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Objetivos

O Projeto +TEMPO +VIDA, concebido pela ACEESA está a ser desenvolvido numa rede de parceiros, tanto a nível nacional como regional, como seja a  CITE, a CIG e a CRITE-A, a CRESÇOR, a REDE VALORIZAR e a empresa CRIAS, que estabelecem ligações com outras instituições, garantindo um maior alcance de pessoas e instituições.

+TEMPO +VIDA mereceu o apoio financeiro da Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da sua Direção Regional da Solidariedade Social.

O projeto decorrerá entre os meses de abril a dezembro de 2014, e terá a sua ação, na ilha de São Miguel, Açores.
 
+TEMPO +VIDA tem como objetivo principal, a promoção das políticas e das práticas de Igualdade de Género em contexto de trabalho e disseminar as políticas e práticas que fomentam o equilíbrio entre mulheres e os homens no mercado de trabalho, tendo em conta as diversas dimensões da vida profissional, familiar e pessoal.

É importante tornar claro, que a Politica de Igualdade de Oportunidade não visa discriminar ou previligiar qualquer grupo, mas antes estimular o acesso de cada um/a às categorias, funções e profissões para as quais são atualmente ou potencialmente competentes, tendo em vista, inclusivamente, a possibilidade de identificar novas competências em função de futuras e necessárias inovações.

No contexto económico e social dos nossos dias é importante evidenciar e promover a atualidade desta temática, no contexto da Política da Responsabilidade Social das organizações e das empresas (RSE/O)que deverá assumir um papel fundamental na vida das empresas e organizações com o reconhecimento do benefício da valorização do capital humano, quer da medição do clima de trabalho.

É fundamental, que haja o devido reconhecimento das necessidades da vida pessoal e das responsabilidades familiares, tanto de mulheres como de homens trabalhadores promovendo o equilibrio entre os sexos, permitindo às mulheres mais tempo de dedicação à carreira profissional e aos homens mais tempo de dedicação à vida familiar.

Pretende-se, também, apresentar os resultados do inquérito aplicado às empresas que ao longo do mesmo, irão contribuir para o desenho do “estado da arte” em entidades do setor público, privado e da economia social e solidária.

Em suma, +TEMPO +VIDA colaborará na recolha e tratamento de informação, na disseminação de polítcas e práticas, como também  na promoção da reflexão e debate da temática.

ACEESA
PDL, 21 de abril de 2014

 



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010