ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Oradores Convidados / Guest Speakers

Carlos Eduardo Pacheco Amaral

Professor Auxiliar, Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, desde Fevereiro de 1998.

Graus ou títulos académicos:

Agregação, Filosofia, Universidade dos Açores, Novembro de 2008, aprovado por unanimidade. Doutoramento, Filosofia, Universidade dos Açores, Fevereiro de 1998, aprovado com distinção e louvor, por unanimidade. Mestrado, Relações Internacionais, Fletcher Scool of Law and Diplomacy, Outubro de 1989, média geral A-. Licenciatura, Filosofia, Amherst College, Maio de 1983, magna cum lauda.

Cargos que desempenha ou desempenhou:

Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade dos Açores. Director da Licenciatura em Estudos Europeus e Política Internacional da Universidade dos Açores. Coordenador do Núcleo de Estudos Europeus da Universidade dos Açores.

José Manuel Henriques

José Manuel Esteves Henriques é doutorado em Economia, pelo ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa, e possui o mestrado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa.

Desde 1996 é Professor no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL onde lecciona disciplinas no âmbito da Economia do Desenvolvimento e da Economia Social e Solidária. É também Professor no Departamento de Sociologia, na mesma Instituição, onde lecciona disciplinas no âmbito do Planeamento Regional e Urbano. Possui várias obras publicadas na área do desenvolvimento territorial, do combate à pobreza e da economia social e solidária.

Rogério Roque Amaro

Rogério Roque Amaro é economista, doutorado em “Analyse et planification du développement” da Université des Sciences Sociales de Grenoble (França), com equivalência a doutoramento em Economia em Portugal.

Actualmente é Professor Associado do ISCTE, no Departamento de Economia, leccionando as disciplinas de “Economia e Políticas de Desenvolvimento” e “Economia Social”, da licenciatura em Economia, e coordenando os mestrados de “Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais” e “Economia Social e Solidária” desse mesmo instituto. Pertence também à área científica de Estudos Africanos do ISCTE e lecciona a disciplina de “Teorias e Estratégias de Desenvolvimento” do mestrado de “Estudos Africanos – Desenvolvimento Económico e Social em África: Análise e Gestão”, também do ISCTE.

Lecciona também nos mestrados de Sociologia da Universidade de Évora, na disciplina de “História e Filosofia do Desenvolvimento Local” e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na disciplina de “Metodologias de Intervenção para o Desenvolvimento Social”.

É Presidente da Direcção e fundador da PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta Contra a Exclusão Social – e membro da Direcção do Centro de Estudos Africanos do ISCTE.

É consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da OIT (Organização Internacional do Trabalho), para as áreas de Desenvolvimento e Economia Social e Solidária, e do Governo Regional dos Açores – Instituto de Acção Social, para o apoio às equipas de intervenção social e para os projectos de Economia Solidária, nomeadamente no âmbito do Programa INTERREG.

É actualmente Presidente do Conselho Científico e sócio fundador do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, com sede em Ponta Delgada. É presidente da Animar.

Tem desenvolvido e apoiado vários projectos de intervenção comunitária e Economia Solidária, no âmbito da PROACT ou a título pessoal, em várias zonas do país, no meio urbano e no meio rural, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e nos PALOP, em particular em Cabo Verde, na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Tem várias publicações sobre temas de Desenvolvimento e Economia Solidária, além de várias comunicações apresentadas em encontros, congressos e colóquios nacionais e internacionais.

Pedro Hespanha

Sociólogo. Professor da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais.
Coordenador dos Programas de Mestrado “Políticas Locais e Descentralização. As Novas Áreas do Social” e "Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo".

Coordenador do Grupo ECOSOL/CES.
Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. veis a cobrir as suas necessidades básicas de energia e de acesso á água.



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010