ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Objetivos

Num contexto de rápida mudança, muitos são os desafios que se colocam às empresas e organizações em geral. O ajuste da sociedade a um novo contexto implicará a adoção de novos estilos de vida das pessoas, criando oportunidades para servir melhor, criar emprego, gerar negócios, entrar em novos mercados e que, se ignorados, poderão constituir uma forte ameaça.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL, ao construir o diálogo entre as organizações e as suas partes interessadas, abre um leque de possibilidades que, cada vez mais, é assumido internacionalmente como fator importante no desenvolvimento económico e social. É neste contexto que a Inovação assume um papel fundamental: a Responsabilidade Social permite trazer os contributos daqueles que lidam com as organizações e com os impactes das suas atividades para o centro das atenções de quem tem a responsabilidade de decisão.

Esses contributos podem gerar ideias e propulsores no desenvolvimento das empresas, organizações, famílias e comunidades, levando a um desenvolvimento mais sustentável. Foi reconhecendo a relação entre a inovação, o desenvolvimento sustentável e a necessidade de envolver as empresas e as várias organizações dos setores público e privado nas questões da Responsabilidade Social que a Comissão Europeia publicou recentemente a sua estratégia para a Responsabilidade Social 2011-2014, um documento fundamental que reconhece ao mais alto nível os mais recentes e avançados referenciais mundiais nesta matéria, como a ISO 26000 e o United Nations Global Compact.

A SRS 12 pretende reunir representantes das várias partes interessadas, refletindo sobre estas e outras questões ligadas à Responsabilidade Social.



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010