ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Revista de Economia Solidária

Revista de Economia Solidária

É uma Revista de cariz científico que aborda temáticas relacionadas com a sua matriz de economia solidária em forte conexão com desenvolvimento que se quer sustentável.

 

A primeira edição abordou o "Conceito de Economia Solidária", o 2º número: "A Crise e as Respostas da Economia Solidária", o nº3, "A Crise Económica"; o nº4 "Finanças Alternativas, Moeda e Economia Solidária" ; O nº5 com a temática "A Economia Solidária e o Desenvolvimento Rural". A edição nº 6 “A Economia Solidária e os Novos Movimentos Sociais; o  n º 7 “As questões de Género na Economia Solidária e os desafios da economia feminista, em 2015 a nº 8 com o tema Empreendedorismo e a Economia Solidária, e mais recentemente em 2016, nº 9 As relações entre a Economia Solidária e o Estado; e a  nº 10 – “As relações da gestão das organizações de Economia Solidária.

 

Todas estas contribuições ilustram o debate atual sobre a Economia Solidária em diálogo com as reflexões que têm sido apresentadas, sobretudo na Europa e na América Ibérica.

Contamos com várias contribuições científicas da atualidade, nas atividades da ACEESA, incluído na concretização deste projeto da REVISTA, como  o  prestigiado Professor Doutor Rogério Roque Amaro, grande especialista nesta área, Professor Associado do ISCTE, IUL do Departamento de Economia, o Professor Doutor José Manuel Henriques, Professor auxiliar  do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL;  de Jean-Louis Laville, um dos nomes mais conceituados neste domínio, (investigador no Conservatoire National d’ Arts et Mêtiers de Paris);  do Professor Doutor Jordi Estivill (da Universidade de Barcelona,  entre outro dos nomes de referência da atualidade.

 

É nossa convicção que é através de iniciativas desta natureza que se desencadeiam grandes projetos e se afirmam novas sinergias e práticas em torno de uma sociedade que se quer mais justa e equilibrada, onde a cidadania se pode e deve expressar na sua mais natural conceção. 

 

Nesta Revista contribuem especialistas renomados, em particular aqueles que constituem a sua referência científica (cf. nomes indicados na composição desta Revista, a que juntarão outros em breve), mas também outros autores que queiram partilhar connosco as suas reflexões a propósito de uma Economia Alternativa no Século XXI. É esse afinal o seu mote principal, sob o pretexto da Economia Solidária. E que, por isso, tem uma palavra a dizer sobre a crise atual e as suas soluções.


Nela contribuirão também, como componente fundamental da sua pesquisa inovadora, jovens mestrandos (as) e doutorandos (as) neste domínio, de qualquer país onde a Academia já aceitou este tema como área científica de ensino e investigação.

Dela também fazem parte os atores, os(as) que constroem e vivem o quotidiano da Economia Solidária, com todas as suas dificuldades, sucessos e insucessos, dores e alegrias. Contando as suas experiências, construindo, de forma indutiva, o seu conhecimento sobre as suas práticas, teorizando afinal, a partir do concreto vivido.

 A
 Revista de Economia Solidária já se encontra incluída na Base de Dados LATINDEX. 

 



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010