ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Contexto

Igualdade de Género, também designada igualdade entre homens e mulheres, a igual visibilidade, poder e participação dos homens e das mulheres em todas as esferas da vida pública e privada, visando, sobretudo, promover a plena participação de todos e de todas na sociedade.

A igualdade entre homens e mulheres é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa e é, também, um direito fundamental, dentro dos direitos humanos, que contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade atual.

Reforçar a abordagem desta dimensão no âmbito da Responsabilidade Social das Empresas e da Economia Social e Solidária por se revelar como uma estratégica cada vez mais pertinente e necessária no cenário das novas variáveis e realidades que a sociedade apresenta nomeadamente, fruto das modificações nas estruturas familiares. A tónica dominante passa pelo fato dos casais, homens e mulheres, pais e mães trabalharem, sendo ainda que, atualmente, as mulheres têm uma postura mais participativa na esfera pública.

É pois fundamental ter um olhar mais atento face a esta nova realidade da participação das mulheres e dos homens de forma igualitária na Sociedade atual, compreender a sua importância e adotar medidas e soluções que sejam facilitadoras da igualdade de género nas organizações e na vida pessoal e familiar. Em suma, promover a Conciliação Trabalho/Família e Vida Pessoal.

A ACEESA na sua missão e associando-se à Estratégia Europeia 2020 (EE2020) promove através do reforço de medidas, o avanço da Igualdade de Género, através do compromisso, da informação, da formação, da investigação e da produção destas, junto das empresas e de outras organizações e da sociedade em geral.

Este Projeto tem uma cooperação com o Governos dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social, que assegura o apoio financeiro para a sua execução.



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010