ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Contexto


O ano de 2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e apela particularmente para que todos reflitam sobre o facto de os europeus viverem agora mais tempo e com mais saúde e que devemos aproveitar as oportunidades que são oferecidas e disponibilizadas a todos por igual.

É importante promover, mundialmente, a solidariedade inter-geracional, uma vez que o número de pessoas idosas tem vindo a aumentar rapidamente.

A ACEESA no âmbito dos seus objetivos estatuários, que prevêem congregar esforços com entidades parceiras para a integração de indivíduos em risco de exclusão social, decidiu intervir, aproximando gerações tão distantes, como jovens e idosos, no sentido de promover uma cidadania ativa e com isto o Desenvolvimento Social e Local.

A Escola Secundária Antero de Quental integra alunos com défice cognitivo nas suas turmas UNECA, sendo a maioria de grau moderado, alguns de grau ligeiro e um ou outro caso de grau grave. Estes jovens têm idades cronológicas compreendidas entre os 12 e os 18 anos, no entanto as idades mentais situam-se entre 4/5 anos e 9/10 anos.

De uma forma geral, estes jovens têm associado ao seu défice cognitivo outra(s) problemática(s) tais como: problemas motores, emocionais, comportamentais, perturbações do espectro do autismo, trissomia 21, entre outros.

Estes jovens estão a ser preparados pela Escola no sentido de adquirir as competências exigidas pelo ensino atual. No entanto, existe uma grande lacuna quando falámos da preparação para a vida ativa destes jovens. É facto que lhes são passados os conhecimentos exigidos para uma escolaridade mínima e adaptada às suas necessidades. Mas, estes jovens necessitam de uma preparação específica para colmatar as suas necessidades em campos tão comuns como a culinária, a carpintaria, a costura, a jardinagem, entre outros.

Nos Lares de Idosos e nas Santas Casas existem seniores, ainda, muito válidos para a sociedade que poderão auxiliar a suprir as necessidades reais destes jovens. Assim, o que se pretende é uma troca de experiências, de conhecimentos e de valores que enriquecerão estas duas gerações.

Com o apoio da:



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010