ACEESA - Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico

Objectivos - Igualdade de Género

Objetivos

A Estratégia Europa 2020, (EE2020) adotou em 2010 e definiu o caminho para o crescimento da União Europeia num contexto económico complicado que já deixava antever as dificuldades financeiras e políticas que a União atravessa atualmente.

Essa Estratégia concebe uma série de medidas para que os Estados-Membros possam enfrentar, de forma eficaz e unitária, os desafios gerados pela crise e, ao mesmo tempo, relançar um modelo de crescimento que seja mais inteligente, sustentável e inclusivo e não pode ser realidade sem uma política de igualdade.

Os programas de reformas dos diferentes Estados-Membros devem reconhecer o valor acrescentado do trabalho da mulher para a economia, como o que seria conferido com a profissionalização dos serviços às pessoas, e os obstáculos concretos que esta enfrenta no mercado de trabalho (acesso a todos os níveis e faixas etárias, carreira profissional, continuidade, etc.), mas também na SOCIEDADE no que se refere aos aspetos sociais que a Estratégia para a igualdade assinala como cruciais.

Para sair da crise e enfrentar os novos desafios, a aplicação da EE2020 deve estabelecer programas, planos e medidas específicos que possibilitem avançar para a igualdade.

É impossível fazê-lo sem conhecer os diferentes impactos que podem ter as medidas contra a crise em função das diferentes situações de partida.

A ACEESA ao associar-se com a produção de conhecimento e divulgação nessa matéria, no âmbito da sua missão enquanto promotora do desenvolvimento de estudos na área da Economia Solidária, do Desenvolvimento Social e Local e da Rede de Empresas de Inserção dos Açores, e na contínua congregação de esforços para atualização e divulgação em matérias nestas áreas.

A ACEESA irá desenvolver um projecto que foi submtetido e aprovado pela Secretaria Regional Solidariedade Social através da Direção Regional da Solidariedade Social, intitulado bonum pratices in gender Equalitas.

Este projeto será desenvolvido com diversas parcerias estabelecidas e a estabelecer, nomeadamente com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), com a CRITE-A e com a Questão de Igualdade (QI).

Serão partilhadas  novas metodologia e ferramentas de trabalho que potenciam a transferibilidade de boas práticas publicamente reconhecidas em matéria de igualdade de género, para outras entidades que encaram o investimento nesta matéria, como uma opção estratégica, que lhes traz vantagens competitivas enquanto em todo o tipo de organizações privadas, públicas e IPSS e ONG, numa primeira fase, as sediadas na ilha de São Miguel, da Região Açores.



Questionários




ACEESA - Azores Rua D. Maria José Borges, 137 R/C Esq 9500 - 466 Fajã de Baixo - Ponta Delgada

Fotos de António Pacheco, Web Development Via Oceânica 2010